Ensaio de Carnaval abre a programação do Parque Aberto de 2026 com Afrokizomba e Samba das Meninas neste domingo (11)
Evento gratuito no Parque Cultural Casa do Governador reúne música, ancestralidade e ocupação cultural do espaço público em Vila Velha
Neste domingo (11), o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, inicia a programação do Parque Aberto em 2026, com uma edição que reúne o ensaio de carnaval do bloco Afrokizomba, a apresentação do grupo Samba das Meninas e uma agenda diversa de atividades culturais, educativas e de bem-estar para todas as idades, ao longo da manhã e da tarde.
A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na recepção ou pela plataforma INTI, no link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-22-555-452-716-190-200-481
A programação do dia começa às 8h30, com uma aula aberta de Hatha Yoga, com o instrutor Dante Negreiros. A atividade se concentra em posturas estáticas, ideal para iniciantes, e proporciona um momento de relaxamento e conexão entre corpo e natureza. E, ao longo de todo o dia, a Feira Curva reúne empreendedores artesanais capixabas, enquanto a praça de alimentação funciona até o fim do dia, com opções variadas de comidas e bebidas para o público.
Às 10 horas, será realizada a oficina “Brincando com luz e sombra”, com as educadoras Izis Falqueto, Luana Magalhães e Mariana Souza, que convida os participantes a investigar a apreensão da luz e da sombra — como na fotografia — por meio do desenho coletivo das sombras projetadas por árvores sobre grandes superfícies de papel, dialogando com os princípios modernistas presentes na mostra “Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira”, em cartaz na Galeria Gabinete.
Carnaval antecipado
Às 11 horas, o Samba das Meninas ocupa a programação com uma roda de samba que valoriza o encontro, a escuta e a convivência. O coletivo nasceu de forma espontânea, a partir da amizade entre pessoas unidas pela música, e desenvolveu uma proposta leve, afetiva e verdadeira. O repertório é centrado na tradição popular brasileira, com abertura para o diálogo com outros ritmos, e dá forma a apresentações acolhedoras, pautadas pelo respeito, pela liberdade e pela celebração do convívio. A trajetória do grupo se consolidou junto ao público — responsável por batizar o projeto — e é marcada pela força da presença feminina, pela escuta constante e pela construção coletiva.
Na sequência da programação, às 13 horas, o Bloco Afrokizomba se apresenta com versões de obras da musicalidade da cultura negra, que atravessam diferentes ritmos musicais afrocentrados, como samba-reggae, ijexá, samba e reggae, além de composições autorais do bloco. Primeiro bloco afro do carnaval de rua de Vitória, o grupo se afirma como um quilombo de resistência que articula dança, arte, coletividade e consciência, transformando o canto, o batuque, a dança e a alegria em instrumentos de afirmação cultural e luta antirracista.
Encerrando a programação, às 13h30, os educadores do Parque farão uma visita mediada à exposição “Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira”, que traz um recorte do acervo da Coleção Itaú Cultural. Sob a curadoria de Iatã Cannabrava, a mostra apresenta 43 obras de 14 artistas ligados ao Foto Cine Clube Bandeirante, grupo fundamental na renovação da fotografia no Brasil nas décadas de 1940 e 1950.
Serviço | Parque Aberto
Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Domingo, 11 de janeiro, das 8h às 15h, com última entrada às 14h
8h às 15h: Feira Curva
8h às 15h: Praça de alimentação
8h30: Hatha Yoga, com Dante Negreiros
10h: Oficina “Brincando com luz e sombra”, com Izis Falqueto, Luana Magalhães e Mariana Souza
11h: Roda de samba com Samba das Meninas
13h: Ensaio aberto do Bloco Afrokizomba
13h30: Visita mediada à Galeria Gabinete
A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na recepção ou pela plataforma INTI, no link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-22-555-452-716-190-200-481
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 34 obras, sendo 24 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
Avisos do Parque
Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
É proibida a entrada com bebidas alcoólicas;
É proibido retirar plantas do parque;
Não é permitido alimentar os animais;
Não é permitido utilizar a área da praia, atente-se aos limites sinalizados;
Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia;
É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
É permitida a entrada com bicicletas, mas não é permitido pedalar dentro do parque;
Não é permitido entrar de carro no Parque, não há estacionamento para o público;
Há um local reservado para fumantes, direcione-se ao local indicado;
As obras de arte são nosso patrimônio, ajude-nos a preservá-las. Tenha cuidado ao interagir.







