Sem Weverton e Veiga, Palmeiras se desfaz da Terceira Academia


O Palmeiras acertou a saída de Raphael Veiga para o América do México. O meia foi um pedido do treinador André Jardine, e deve viajar ao país nos próximos dias para assinar um contrato de empréstimo com a nova equipe.
Veiga é o maior artilheiro do Alviverde no século XXI e venceu nove títulos com a camisa do Verdão. Torcedor do clube desde a infância, ele foi um dos maiores expoentes da Chamada Terceira Academia, também muitas vezes batizada de Era Abel Ferreira. A Primeira e a Segunda Academia foram os esquadrões liderados por Ademir da Guia, entre os anos 60 e 70. 
Nos últimos anos, o Palmeiras vem negociando jogadores que marcaram a recente era vitoriosa da equipe. Weverton e Marcos Rocha foram para o Grêmio, enquanto Zé Rafael e Mayke para o Santos. Dudu, um dos maiores ídolos do Alviverde saiu para o Cruzeiro, e hoje está no Atlético-MG. Essas negociações mostram que a gestão Leila Pereira busca renovar o elenco do clube.

Números de Raphael Veiga
Raphael Veiga se tornou ídolo do Palmeiras com as inúmeras conquistas durante a era Abel. O meia sempre se destacou pelos gols em jogos decisivos, como na final da Libertadores de 2021, contra o Flamengo, ou na final da Copa Intercontinental de 2022, na derrota para o Chelsea.
Desde de 2017 no clube, com um ano emprestado ao Athletico-PR, Veiga tem 379 jogos pelo Palmeiras, com 108 gols e 54 assistências. Esses números ainda podem mudar, já que o meia está relacionado para a estreia do Alviverde no Brasileirão, contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira, 28, às 19 horas (de Brasília).
O camisa 23 é o maior artilheiro do Verdão no século e venceu os seguintes títulos: duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, quatro Campeonatos Paulistas, uma Recopa Sul-Americana e uma Supercopa do Brasil.
Títulos de Raphael Veiga no Palmeiras

Libertadores (2020 e 2021)
Campeonatos Brasileiros (2022 e 2023)
Copa do Brasil (2020)
Campeonatos Paulistas (2020, 2022, 2023 e 2024)
Recopa Sul-Americana (2022)
Supercopa do Brasil (2023)

Últimos jogadores campeões com o Palmeiras
Considerando os jogadores que fizeram parte da campanha do Palmeiras campeão brasileiro de 2023, último título de caráter nacional conquistado, restaram apenas cinco nomes. O capitão Gustavo Gómez, Piquerez, Murilo, Marcelo Lomba e Flaco López são os únicos atletas que sobraram daquele ano.
Desde que Abel Ferreira assumiu o clube Alviverde, em 2020, e começou a chamada Terceira Academia com as conquistas da Libertadores e Copa do Brasil, apenas um jogador se manteve no elenco: o capitão Gustavo Gómez.
A escalação do Verdão na final contra o Santos foi: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga ; Gabriel Menino, Rony e Luiz Adriano. Entraram ao longo da partida Patrick de Paula, Alan Empereur, Breno Lopes e Felipe Melo.
Gustavo Gómez abre o placar para o Palmeiras contra o River – Juan MABROMATA / AFP
Gustavo Gómez, Dudu e Abel Ferreira foram os representantes da chamada Terceira Academia eleitos na edição Time dos Sonhos de PLACAR, de janeiro de 2025, que elegeu a seleção de todos os tempos dos grandes clubes do país.
Time dos Sonhos do Palmeiras – PLACAR, 1519
O post Sem Weverton e Veiga, Palmeiras se desfaz da Terceira Academia apareceu primeiro em Revista PLACAR.
Fonte Original: Placar