“O roubo do sol” volta aos palcos com apresentação gratuita em Vitória
Após estreia com casa cheia na Fafi, espetáculo que une teatro, música e conscientização ambiental chega a novo espaço de Vitória.
Quando o dia amanhece sem sol, alguma coisa parece estar errada na floresta, e os bichos precisam descobrir. O espetáculo infantil “O Roubo do Sol” chega à sua terceira apresentação no próximo dia 17 de maio, às 18h, no Mirante do Conquista, em Vitória, levando ao público uma experiência que une teatro, música, literatura e conscientização ambiental. A apresentação gratuita contará com tradução de intérprete de libras e reforça a importância do acesso das crianças à cultura e da valorização da produção artística capixaba voltada à infância.
O espetáculo aborda temas como preservação ambiental, convivência coletiva e enfrentamento do medo a partir de uma narrativa lúdica e acessível para todas as idades. A história começa quando o sol deixa de nascer após o galo perder a voz, provocando uma mobilização entre os animais da floresta para tentar restaurar a luz e o equilíbrio do planeta.
Na estreia, realizada na Fafi no início de maio, o espetáculo lotou a sala nas duas sessões e arrancou risadas e aplausos da plateia. Os pequenos Benjamin e Francisco Oliveira Ravani, de 6 anos, não esconderam o entusiasmo ao sair da sessão. “Eu adorei, e gostei da preguiça porque ela falava muito alegre”, contaram os gêmeos empolgados.
Para Marcela Oliveira Coelho Dias, mãe de Benjamin, Francisco e Maya, a experiência foi além do palco.
“Eu acho importantíssimo esse contato, principalmente neste mundo digital em que tem tanto interesse por jogos, por redes sociais, por gravar vídeos. Estar em contato com a cultura é um crescimento e uma importância intelectual. Eles absorvem aquilo que foi passado e querem reproduzir o bom aprendizado que tiveram durante a peça”, disse Marcela.
O espetáculo O Roubo do Sol é uma realização da Cafetinaria, da Gasparini Empreendimentos e Produções, do Funcultura, por meio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo – com recursos do Sistema Nacional de Cultura (SNC), da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal.
O Espetáculo
Inspirada no livro homônimo publicado em 2025 pela editora Maré, escrito por Aline Dias e Max Hidalgo e ilustrado por Irene Pérez, a peça de teatro tem duração de 50 minutos e classificação livre. Em cena, as atrizes Josilene Nery, Léia Rodrigues e Mari Caroline dão vida a uma floresta inteira. Com mudanças rápidas de voz, postura e energia, interpretam personagens que se transformam com um simples gesto, apostando na força corporal, vocal e no jogo direto com o público.
A trilha sonora original também é um dos pontos altos da montagem. Sob direção musical de Rúbia de Moraes, o espetáculo traz canções criadas especialmente para a peça, incluindo “Vamos Salvar a Floresta”, composta em parceria com Vanessa Cordeiro Schaydegger e Aline Dias. Em diferentes momentos, músicas conhecidas do público aparecem de forma inesperada, criando cenas que fazem crianças e adultos rirem juntos.
Com dramaturgia e produção de Aline Dias e Thalia Peçanha, direção de Antonio Apolinário, direção de movimento de Gil Mendes e iluminação de André Stefson, “O Roubo do Sol” transforma uma crise ambiental em uma aventura lúdica sobre união, coragem e imaginação.
- SERVIÇO:
O Roubo do Sol – Espetáculo Infantil
Data: 17 de maio (18h) com intérprete de libras
Local: Mirante do Conquista – R. São Nicolau – Conquista, Vitória (ES)
Duração/Classificação Indicativa: 50 minutos | Livre
Entrada Gratuita: Retirada de ingressos no local 30 minutos antes do espetáculo.
Sinopse: Cocóri… cof cof cof. O galo perdeu a voz! Será que o dia nasce? Parece que o sol foi roubado… A paca empacou de medo, o passarinho tenta achar solução. Quanta escuridão! Mas e se o Sol foi roubado mesmo? Como os bichos vão fazer? A resposta você descobre neste solaríssimo espetáculo. - FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e produção: Aline Dias e Thalia Peçanha
Direção: Antonio Apolinário
Elenco: Josilene Nery, Léia Rodrigues e Mari Caroline
Direção musical: Rúbia de Moraes
Direção de movimento: Gil Mendes
Direção de arte: Antonio Apolinário
Assistente de arte: Thalia Peçanha
Música original: Rúbia de Moraes, Vanessa Cordeiro Schaydegger e Aline Dias
Luz: André Stefson
Preparação vocal: Vanessa Cordeiro Schaydegger
Maquiagem: Cleverson Guerrera
Figurino: Antonio Apolinário e Thila Paixão
Costureira: Joelma Silva
Cenário: Thila Paixão
Operação de luz: André Stefson
Operação de som: Mari Rodrigues
Inspirado no livro de: Aline Dias, Max Hidalgo e Irene Pérez
Desenhos originais: Irene Pérez
Coordenação de comunicação: Ricardo Aiolfi
Designer: Higor Ferraço
Vídeos e fotos: Mari Eilert
Assessoria de Imprensa: Lorena Meireles
Produção executiva: Gasparini Empreendimentos e Cafetinaria
- Lorena Meireles
- (27) 99924-4304
- lorenameirelescomunicacao@gmail.com

[FOTOS] https://drive.google.com/drive/folders/1A1Ulb7Aa8YiklHtYJcKPOkTVb5q8MKjP





