O terror da grande mídia? Uma pesquisa que acabou de ser divulgada revelou que 21% dos americanos dizem que se informaram através de criadores de conteúdo.
- Fazendo um corte de apenas pessoas abaixo de 30 anos, esse percentual praticamente dobra, chegando a 40% . O estudo entrevistou 10.000 adultos nos EUA.
Por que isso é importante? Além de indicar para onde está a atenção das pessoas, o número mostra que parte da população já prefere se atualizar por “pessoas comuns” em vez da formalidade das grandes redações e emissoras.
Para se ter uma ideia, apenas 31% dos americanos têm “muita” ou “razoável” confiança de que a mídia relata as notícias de forma completa, justa e precisa. Por aqui, apenas 43% dos brasileiros afirmam confiar na imprensa.
Tanto que, na mesma linha de Lula e Bolsonaro em 2022 — com Flow, Inteligência Ltda etc. —, Trump e Kamala recorreram a podcasts e influenciadores para conquistarem o público, como The Joe Rogan Experience , Call Her Daddy etc. o novo comum…
Curiosidade: A mesma pesquisa mostrou que a maioria dos influenciadores de notícias com +100 mil seguidores são homens (63%), que 85% deles estão no X, enquanto 50% estão no Instagram.