Entre 2019 e 2021, mais de 200 mil pessoas desapareceram no Brasil — e 112 mil foram encontradas. Em média, são 183 desaparecidos por dia.
- Ainda não temos um banco de dados com todas as pessoas que sumiram, mas a previsão é que esse sistema seja criado até o fim do ano.
Sem uma central de dados não dá pra cruzar o desaparecimento de uma pessoa em Minas Gerais com a sua presença em São Paulo. Ou seja, fica bem mais difícil de investigar um sumiço de forma rápida.
A maioria das polícias civis no Brasil não têm procedimentos operacionais bem definidos para casos de desaparecimento. Na prática, a polícia investiga quando tem elementos.
Além disso, se a sua situação é um pouco mais complexa, pode acontecer dela acabar caindo no estoque de casos, que sobrecarga as polícias civis — e faz com que vários desaparecimentos caiam no esquecimento.
Zoom Out: Os adolescentes de 12 a 17 anos são os que mais desaparecem, representando quase 30%; 10% são jovens de 25 a 29 anos e 7% são pessoas com mais de 60 anos.
O que mais é destaque pelo país?
- Semana cheia: Congresso terá CPIs e votação do novo arcabouço fiscal
- Caixa-preta da Receita: Vale teve R$ 20 bi de isenções em 2021
- Amapá: Com 100% das UTIs infantis cheias, Marinha leva oxigênio
Fonte: https://thenewscc.com.br/