Entre 1985 e 2022, o Brasil teve quase 186 milhões de hectares de área queimados, o que representa 21,8% do território nacional. Para dimensionar, isso equivale a Chile + Colômbia juntos.
Calma… “Área queimada” não significa necessariamente a cena que você está pensando neste exato momento — um homem com um galão de gasolina no meio da floresta.
- Esse número engloba qualquer tipo de queimada: Desde as causadas por “galões de gasolina”, até as naturais — muito comuns no Cerrado, por exemplo.
Falando nele, o Cerrado foi o bioma que teve a maior área queimada, com uma média anual de 7,9M de hectares. Segundo o chefe da pesquisa, o bioma depende do fogo para evoluir, mas a alta recente está ligada a desmatamento e aquecimento global.
A Amazônia é o segundo ecossistema mais impactado, com 6,8M de hectares. Juntos, os dois biomas representam 86% da área queimada total.
No entanto, proporcionalmente, o Pantanal foi o mais afetado. Nos 38 anos, o bioma mato-grossense teve mais da metade da sua área queimada.
Estamos acelerando? Esse mesmo estudo de 2020 apontou que 19,6% do território do Brasil tinha sido queimado. Isso significa que, em dois anos, esse índice aumentou 2,2 p.p, um pouco mais que a média de 1,9 p.p.
O que mais é destaque pelo país?
- Errata: Antonov desmentiu governo de SP e diz não ter representante no BR
- Seguindo a onda… Cappelli demite mais 58 servidores do GSI
- Reajuste na estatal. Petrobras aprova aumento salarial de 9% para alta cúpula

Fonte: https://thenewscc.com.br/

Apoie o seu jornal On Line “Portal de Guaçuí” . Chave Pix para apoio imediato: CNPJ 36538340000118