Se você é do nosso time — que só consegue levantar depois de uma xícara de café, sem açúcar —, o resultado de um novo estudo talvez mude a sua percepção sobre a real causa da energia trazida por essa necessidade matutina.
Como assim, dênius? A pesquisa revelou que a cafeína pode servir mais como um placebo do que propriamente como estimulante, e que o ritual de preparação da bebida seria o principal responsável pelo ânimo sentido por muitas pessoas.
O estudo investigou a relação entre a sensação de alerta provocada pelo consumo da cafeína e a experiência de beber o café em si, analisando pessoas que consumiam pelo menos uma xícara da bebida por dia.
Assim, foram realizados dois exames nos indivíduos: um antes de qualquer ingestão de cafeína e outro imediatamente após o consumo de uma xícara de café ou água quente com a mesma quantidade da substância.
Quais foram os resultados?
A rede de neurônios que lida com a introspecção e autorreflexão apresentou o mesmo efeito para os dois casos. Ou seja, indicou que a ingestão de cafeína realmente facilita o estado de alerta.
- No entanto, beber café aumentou a conectividade na rede de controle ligada à atividade, o que não ocorreu nas pessoas que beberam apenas água com cafeína.
Isso sugere que algumas partes do cérebro, relacionadas à memória e controle cognitivo, precisam da experiência de beber o café para melhorarem o desempenho, e não apenas da cafeína.
Para trazermos as melhores informações locais, estaduais, regionais e do mundo, precisamos do seu apoio. Chave Pix CNPJ 36538340000118 – Apoie o nosso trabalho.