Não saiu do lugar… O resultado das urnas no último domingo surpreendeu pelo erro de vários institutos de pesquisas, mas outro fator chamou bastante a atenção: essa é a eleição mais polarizada desde 1989.
Como assim a mais polarizada? Jair Bolsonaro e Lula tiveram, juntos, quase 91,6% dos votos válidos, ultrapassando as eleições de 2006, quando Lula e Geraldo Alckmin monopolizaram 90,3% do eleitorado.
- Esse resultado demonstrou que a terceira via que tentava se viabilizar no país não chegou nem perto de seu objetivo.
Para se ter uma ideia, Simone Tebet foi quem chegou mais perto dos dois, atingindo menos de 4,2% dos votos, e Ciro Gomes não passou nem dos 3%.
Segundo pesquisadores, a terceira via não conseguiu dar cara a seu representante. Na concorrência com líderes carismáticos, os muitos candidatos não venderam a ideia de que poderiam ser alternativa aos concorrentes no segundo turno.
O que mais foi notícia no Brasil?
- Lados definidos: Lula recebe apoio de Tebet, FHC e Helder Barbalho, enquanto Bolsonaro conta com Ibaneis Rocha e Ratinho Jr
- Mas tem gente indecisa… Temer nega ter declarado apoio a Bolsonaro e diz que ainda não se decidiu
- Investindo menos. Governo Bolsonaro corta R$ 2,4 bilhões do MEC, com as universidades vendo situação se tornar insustentável
- É um estereótipo? Perfil da maioria dos candidatos à Câmara dos Deputados é ser homem, branco, casado e rico
Fonte: https://thenewscc.com.br/