Os tempos mudaram, os interesses nem tanto. Se, antes, a Rússia pagava jornalistas e espiões para espalhar propaganda em países considerados inimigos, agora, a estratégia da vez é usar os influencers.
O FBI descobriu que agentes russos estão investindo milhões em empresas de mídia de fachada e em personalidades com muitos seguidores para manipularem os eleitores.
A estratégia por trás: Na visão do governo da Rússia, a tendência é que os americanos confiem mais em outros americanos do que em estrangeiros. Ou seja, a mensagem precisa parecer made in USA.
Pensando nisso, o Kremlin pagou cerca de US$ 10 milhões para uma agência de influenciadores que postou uma série de vídeos com comentários a favor dos interesses da Rússia no país — como falar mal da Ucrânia.
- A Rússia ainda criou a “operação Doppelganger”, em que criou perfis falsos que fingiam ser veículos de notícias americanos e espalhavam fake news sobre candidatos políticos e os conflitos no Leste Europeu.
A quick reminder: Embora alguns desses perfis fossem de conservadores, Putin repetiu o que fez com Biden e deixou claro que apoia os Democratas — dizendo que torce para que Kamala vença as eleições nos EUA.
Onde os olhos do mundo estarão hoje… 🇺🇸
A partir das 22h, Trump e Kamala vão debater ao vivo na rede ABC por uma hora e meia. Esse é provavelmente o primeiro e último debate entre eles — não tem nenhum outro marcado —, podendo ser decisivo para as eleições.
