A TV Globo vendeu mais de R$ 1 bilhão em patrocínios nesta Copa, e teve números de audiência bem altos no jogo do Brasil com a Sérvia, mas, ainda assim, sofre prejuízo com a exibição do torneio.
Por que isso acontece?
- O valor atual que a FIFA cobra pelos direitos de transmissão no Brasil é de US$ 90 milhões por ano, o equivalente a quase R$ 500 milhões anuais;
- Além dos direitos, existem ainda custos de produção e transmissão. Envio de equipe, hospedagem, alimentação e contratação são algumas das despesas da emissora;
- Para completar, o dólar está alto, o mercado de publicidade está em retração e a Copa acontece em um país extremamente polêmico.
Mas ainda tem outro ponto… Assim como aconteceu na Disney e na Warner, o crescimento dos serviços de streaming obrigou a Globo a investir nesse modelo de receita, transmitindo as partidas no Globoplay.
Acontece que, enquanto o Globoplay bate recordes sucessivos de crescimento, as assinaturas no cabo e pay-per-view — que têm margens de lucro bem maiores — despencam.
Além disso, a disparada do número de plataformas de streaming aumenta o leque de opções dos anunciantes. Logo, se a Globo cobrar muito caro, a marca pode tentar um acordo melhor com o streamer Casimiro, por exemplo.
Bottom-line: Ainda que a situação esteja tensa, em comparação aos seus pares internacionais, a Globo segurou melhor a barra. Segundo os especialistas, o que mais ajudou foi cortar custos e preservar o caixa.
O que mais é destaque no Brasil?
- Movimentou as redes sociais. Gilberto Gil é hostilizado por brasileiros em jogo da Copa do Mundo no Catar
- Deixou no ar… Mourão pede a Bolsonaro que fale com “seu povo” durante evento no Rio
- Tragédia no Espírito Santo. Morre a quarta vítima do ataque às escolas em Aracruz

Fonte: https://thenewscc.com.br/
