Da mão do cientista para o seu dedo. As principais empresas de joias do mundo estão correndo para os laboratórios.
O CEO da Pandora, a empresa que mais fabrica joias no mundo, acredita que os diamantes sintéticos vão dominar o mercado em 10 anos — eles já vendem a novidade no Reino Unido, EUA, Austrália, México e Brasil.
💎 O que está por trás disso? A indústria passa por uma turbulência. Os preços de um diamante natural de 1 quilate caíram mais de 25% e chegaram ao nível mais baixo em 8 anos.
Já as pedras feitas nos laboratórios custam 1/4 do preço para serem feitas e geram um menor impacto ambiental quando o assunto é mineração e emissão de CO2.
- Até por isso, elas já caíram nas graças dos consumidores. Nos EUA, por exemplo, estima-se que metade dos anéis de noivado vão ter diamantes sintéticos até o final do ano. 💍
By the numbers: Os cristais de laboratório vão representar 20% do faturamento de US$ 89 bilhões do mercado de diamantes neste ano. Em 2018, essa porcentagem não passava dos 3,5%.
PS: Os principais institutos de pedras preciosas dizem que os diamantes cultivados em laboratório têm as mesmas propriedades químicas e físicas dos naturais.