Torta de pistache, mousse de pistache, sorvete e até… na carne? Seja como ingrediente, creme ou acompanhamento, uma coisa é certa: o pistache é o queridinho de 2024.
A ‘’pistachização’’ ganhou status de sofisticação e sabor, desde confeitarias até grandes redes de fast food. Além de marcar presença em doces clássicos, ele tem sido reinventado em pratos salgados e até drinques, dominando os cardápios.
Como é de esperar… O boom foi impulsionado principalmente pelas redes sociais, muito por conseguir entrar como um “elemento surpresa” em diferentes receitas. Fora isso, o palpite do nosso time é que ser saudável e ter um tom aesthetic ajudou.
- O buzz por trás do fenômeno foi tanto que, só em 2023, as importações chegaram a US$ 8,8 milhões, um aumento de 97% em comparação com 2022.
- O interesse online também foi gigante. O termo ”pistache” registrou um aumento de 100% nas buscas do Google nos últimos cinco anos.
A turma entra na onda… O boom permitiu novas oportunidades no setor gastronômico e nos negócios, em geral. Seja bar, restaurante ou fábrica, virou uma ótima oportunidade de inovar para se destacar.
A lista de lançamentos foi tão extensa, que inclui bebidas no Starbucks festival de pistache da Bacio de Latte, panetones de Natal e até uma calda de sorvete sabor pistache lançada pelo Burger King, que chegou a aumentar as vendas de sobremesas em 35%.
Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/