Depois de ter o nosso feed ocupado por pessoas tentando vender blusinhas, cursos de inteligência emocional e suplementos de academia, agora, um novo movimento anti-influência está surgindo.
- No TikTok e no Instagram, várias pessoas estão usando suas plataformas para dizer aos fãs o que não comprar, resistindo à pressão das famosas “tendências virais”.
Why it matters? Se a moda pegar, pode ser uma ameaça real para a economia de marketing de influenciadores que, só nos Estados Unidos, já ultrapassou a marca de US$ 16 bilhões.
Desde 2015, o número de consumidores que pesquisaram produtos nas redes sociais aumentou mais de 40%. A dependência do comércio em relação a essas mídias parece não ter mais volta.
Geração dos “dedos nervosos”
As pessoas da gen Z — geração mais imersa no comércio social — têm 23% mais chances de fazer compras por impulso e 27% menos chances de gastar tempo procurando por melhores ofertas.
Porém, em uma mudança de cenário, o interesse desses jovens por influenciadores caiu 12% desde 2020, e mais de 16% disse que parou de observar os “looks do dia” dos blogueiros.
Como resultado, os tiktokers estão apostando em vídeos virais listando produtos de maquiagem ou sapatos da moda que não valem o investimento. Influenciando ou desinfluenciando, todo mundo quer like. risos.
Fonte: https://thenewscc.com.br/