Power Balance. Talvez você lembre do que se trata. Mas, como já faz 15 anos, vamos te relembrar da pulseira de silicone que deu o que falar. |
A promessa era forte: A marca, criada em 2007, alegava que seu produto possuía uma tecnologia capaz de melhorar o equilíbrio, a força e a flexibilidade de quem as usasse. |
Diversos vídeos de pessoas testando a pulseira, como esse aqui, circulavam pela internet, atestando sua eficácia. |
Parece convincente? 🧐 |
Pra quem já conhece a história, ou simplesmente leu o título deste case, fica fácil dizer que não. |
No entanto, na época, não era tão óbvio assim. Até porque a empresa investiu milhões e milhões de dólares para criar uma marca forte, através do patrocínio de vários atletas extremamente renomados. |
Quer alguns nomes? Os futebolistas David Beckham e Cristiano Ronaldo, o piloto Rubens Barrichello e o jogador de basquete Shaquille O’Neil. |
Agora deu pra entender, né? A empresa gastou uma grana com marketing. Entretanto, não havia qualquer trabalho científico publicado que comprovasse a promessa milagrosa. |
Até que veio o balde de água fria… 💦 |
Após muitas pulseiras vendidas e algumas dezenas de milhões de dólares faturados, por volta de 2009, começou o fim. |
Começaram a surgir diversos testes e estudos independentes sugerindo que as famosas pulseiras holográficas não tinham efeito algum. |
Até existiam alguns usuários que relatavam uma melhora em sua performance atlética, mas não passava de efeito placebo — esse sim, um fenômeno real, comprovado por estudos médicos. |
Em 2010… 🥊 |
A filial australiana da Power Balance foi obrigada a desmentir publicamente os supostos efeitos de seus produtos e a garantir o reembolso ao consumidores que se considerassem enganados pela publicidade. |
Outros países como Itália, Espanha e Holanda também multaram a marca. |
No Brasil, também em 2010, a ANVISA suspendeu a publicidade dos efeitos terapêuticos da pulseira, embora não tenha exigido reembolso. |
Só pra você ter uma ideia, de 2009 a janeiro de 2011 foram vendidas 200 mil unidades do produto no nosso país. Durante a trajetória da empresa, estima-se que foram 2,5 milhões de pulseiras vendidas. Haja silicone… |
Não tinha como acabar diferente 🤷 |
Após ser condenada em uma ação coletiva de diversos consumidores a pagar quase US$ 60 milhões, a empresa foi obrigada a admitir globalmente que não havia evidências científicas apoiando suas alegações e ofereceu reembolso aos clientes. |
Foi o suficiente para a Power Balance — que tinha ativos entre US$ 1 milhão e US$ 10 milhões — decretar sua falência. Fim. |
🤔 Curiosidade: A empresa foi criada pelos irmãos Troy e Josh Rodarmel, que, mesmo depois dessa história, seguiram empreendendo, embora nenhum outro negócio criado por eles tenha ficado tão famoso quanto a icônica Power Balance. |
Fonte: https://thenewscc.com.br/