Clima tenso entre as sisters. Sem avisar ninguém, a Coreia do Norte disparou pelo menos 200 mísseis numa área marítima que fica bem na divisão com a sua vizinha do Sul.
- Depois de serem pegos de surpresa, os sul-coreanos decidiram esvaziar duas ilhas que ficam próximas dos lugares atingidos, mandando os moradores para abrigos. Um treino de artilharia dos militares do Sul também começou na sequência.
- Os dois países ficam se provocando há um tempo e, embora não se ataquem diretamente em território, fazem exercícios militares ali pertinho do limite entre as fronteiras.
- Mas por que atirar no mar? Além de demonstrar preparo e poder bélico, os treinos servem como provocação e, até mesmo, uma desculpa para avançar um pouco mais. Tudo no melhor estilo “mas foi ele quem começou”…
- A Coreia do Norte disse que os mísseis foram só um exercício, e que eles nem sequer causaram “efeitos indiretos” sobre os territórios sul-coreanos.
No entanto, essa troca de artilharias faz desse momento o de maior tensão entre os países desde 2010, quando o lado do Norte matou dois soldados sul-coreanos num desses exercícios.
Quem depois de Kim? 🇰🇵
Pela primeira vez, o Serviço Secreto da Coreia do Sul disse que a filha de Kim Jong-un — que hoje tem 10 anos — deve ser a sucessora no comando norte-coreano.
- Ela já é tratada como “filha mais amada” pela própria imprensa estatal e está sempre ao lado do pai nos desfiles de mísseis e armamentos militares.
Looking forward: Embora tenha tudo para se tornar a primeira mulher a liderar a Coreia do Norte, isso pode demorar para acontecer. Kim Jong-un tem 40 anos e nenhum problema de saúde — pelo menos até onde é divulgado.
Fonte: https://thenewscc.com.br/