As ruas do centro de Berlim foram tomadas por milhares de agricultores de todo o país, que protestam contra medidas que podem aumentar impostos.
- Foram 30 mil manifestantes, que usaram mais de 5 mil tratores e caminhões para bloquear acessos na capital.
Qual o motivo disso? Tudo começou quando o governo revelou planos para acabar com diversos subsídios agrícolas e isenções de impostos sobre combustíveis para fazendeiros — que existem há +70 anos.
O anúncio veio depois de uma decisão judicial que proibiu a coligação que governa a Alemanha de usar o que sobrou de fundos de emergência da pandemia para preencher US$ 65 bilhões de financiamento no orçamento deste ano.
- Se a medida for mesmo aprovada, agricultores dizem que muitos homens do campo podem ir à falência.
Momento delicado na política. Uma pesquisa recente revelou que +80% dos alemães estão insatisfeitos com o atual governo do país, o que deve dificultar as tentativas de negociação de Berlim.
A relevância: Metade do território da Alemanha é destinado à agricultura, fazendo com que o país seja um dos maiores produtores agrícolas e exportadores da Europa.
Os negócios no campo movimentam cerca de 50 bilhões de euros todos os anos, com previsão de chegar a 70 bilhões até 2028.
O que mais é importante saber sobre o mundo?
- Mar Vermelho em chamas: Rebeldes houthis atacam navio dos EUA no Iêmen
- Uma aviadora nas passarelas: Piloto de caça da Força Aérea é eleita Miss América
- Mais do que o previsto: Túneis do Hamas em Gaza passam dos 500 km de extensão
Fonte: the news