“O apocalipse começou.” Esse foi um dos vários memes que circulou nas redes sociais depois de um apagão afetar 29 milhões de brasileiros de todas as unidades da federação, exceto Roraima.
- O sistema nacional de energia falhou na manhã de ontem, às 08h31, e só foi reestabelecido por volta das 14h30. Sim, teve lugar que ficou 6 horas sem energia.
O que aconteceu? Foi identificada uma espécie de “separação elétrica”, deixando as regiões Norte e Nordeste desconectadas do Sul e Sudeste. Com isso, foi realizada uma ação controlada para evitar que o problema se espalhasse.
Inclusive, Roraima foi o único estado não afetado, exatamente por ser o único que não é ligado ao principal sistema brasileiro de energia.
Em razão da interrupção, foram registrados problemas em linhas de metrô, caos no trânsito pelos semáforos apagados, interrupção do fornecimento de água em algumas cidades e prejuízos no comércio.
- Not the first. O país já passou por situações semelhantes outras 10 vezes desde o fim dos anos 90, tendo o último acontecido em 2014, por conta de um curto-circuito.
De quem é a culpa? Não demorou para aparecerem pessoas conectando o ocorrido com a privatização da Eletrobras, que aconteceu em 2022 — incluindo esse tuíte irônico da primeira-dama, Janja.
No entanto, o ministro de Minas e Energia afirmou ser leviano culpar a venda da Eletrobras pelo apagão, apesar de considerar que a privatização fez mal ao país.
Ele apontou uma sobrecarga no Ceará como um dos motivos, além de dizer que uma segunda causa ainda está sendo investigada.
O que mais é destaque pelo país?
- No mínimo inusitado. Novo contrato do Neymar com o Al-Hilal inclui peculiaridades absurdas
- Alexandre de Moraes. Relator do caso das joias envolvendo Bolsonaro já foi definido
- They got something to say… MPF diz que ex-executivos da Americanas negociam delação premiada
- Obstrução na CPMI? Oposição crítica Dino por insistir em não enviar as imagens do dia 08/01 à investigação
Fonte: https://thenewscc.com.br/
