Com direito à presença do CEO Tim Cook, a Apple abriu sua primeira loja física na Índia, mais um importante sinal da aposta da maçã no país.
- A Índia é o segundo maior mercado de smartphones e, mais do que isso, está virando o país mais populoso do planeta neste ano — superando a China.
Por que só agora? Bom… Até 2019, por conta de determinações do governo, os iPhones só podiam ser vendidos online ou por revendedores. Depois, a pandemia chegou e atrasou os planos da maçã.
Faz parte de um movimento maior 🛬🇮🇳
Como se a chegada de fábricas não fosse suficiente, grandes marcas também estão entrando ou aumentando suas presenças no país. Inclusive, nas próximas semanas vai ter desfile da Dior e Boeing na Air India.
Além do rápido crescimento da população como um todo, o fator “surgimento de novos ricos” também tem chamado a atenção das grandes marcas, o que indica um novo status no cenário global.
- Para ter uma ideia, a previsão de crescimento econômico anual do país é 2% maior que a da China.
E falando em China: O aumento substancial de salários chineses e as tensões com os EUA provocam a tendência de negócios deixarem o país. E por que não ir pra um mercado grande, que só tende a crescer mais?
Em alguns números… 📲
Os indianos quase dobraram sua produção de smartphones, virando responsáveis por cerca de um quinto de toda produção do globo — só a Apple aumentou em 65% suas exportações.
Apesar disso, em terras indianas, os celulares da maça ainda são considerados caros. Enquanto o salário médio é de US$ 226,5, o iPhone mais em conta sai a US$ 600.
Bottom-line: A Índia tem a presidência do G20 em 2023, o que é mais uma oportunidade para expandir seu relacionamento e comércio com as demais potências mundiais.
O que mais é destaque pelo mundo?
- Lembra da edição de ontem? Militares frustram cessar-fogo no Sudão
- Não é de neutralidade. Casa Branca critica tom do Brasil sobre guerra
- Ainda sobre a guerra… Putin e Zelensky visitam tropas na linha de frente na Ucrânia
Seja um apoiador do nosso trabalho. Anuncie em nosso site e redes sociais Portal de Guaçuí, ou faça um pix de apoio 28 988013781