Mudança de estratégia. Procurando diversificar a sua cadeia de suprimentos fora da China, a Apple começou a fabricar o seu novo iPhone 14 na Índia.
Agora, 1 a cada 4 iPhones serão produzidos no país, cinco vezes mais do que o atual número, que é de 5%.
Assim como outras empresas de tecnologia, a fabricação de quase todos os produtos da Apple é feita na China. Porém, alguns motivos estão mudando a estratégia das companhias:
- A rígida restrição da China durante a pandemia interrompeu a produção nas fábricas no país, além de prejudicar as cadeias de suprimentos da Apple;
- O risco de uma possível invasão de Taiwan ameaça estremecer ainda mais a relação da China com os Estados Unidos.
Por que a Índia? Além da mão de obra barata, a Índia é o segundo maior mercado de smartphones do mundo, mas tem uma participação pequena da Apple. Assim, com o movimento, a maçã também pretende investir no mercado indiano.
De volta pra casa… 🇺🇸
A pandemia mostrou que o offshoring — processo de produzir em outros países — tem lá suas desvantagens. Com a paralisação das cadeias de distribuição, ficou complicado para os americanos receberem os produtos de fora.
Agora, os EUA estão investindo nas produções locais, com o financiamento da fabricação de semicondutores e investimento na indústria — a construção de novas fábricas em território americano aumentou 116%.
Looking Forward: A migração da produção de iPhones para a Índia é o movimento atual. No entanto, daqui um tempo, pode ser que a fabricação dos aparelhos volte a acontecer nos Estados Unidos.
Outras notícias relevantes no mundo:
- Mais um problema de guerra. Gasodutos russos sofrem danos sérios depois de vazamentos no Mar Báltico, com países não descartando sabotagem
- Votação pela anexação: Segundo dados da imprensa russa, mais de 96% dos residentes em áreas ocupadas são a favor da adesão à Rússia
- Primeiras dificuldades… Com menos de 50 dias de trabalho, presidente da Colômbia sofre a primeira manifestação popular contra seu governo
Fonte: https://thenewscc.com.br/