Não, não nesse safari. A partir da próxima atualização de software, a Apple vai adicionar a ferramenta de “Controle de Distração” no seu navegador padrão em iPhones, iPads e Mac, o Safari.
Na prática, o recurso vai fazer com que você consiga escolher o que não quer ver na página e eliminar de vez aquelas partes irritantes de um site que ficam pulando na tela.
As famosas janelas surpresa: Se você acha que ninguém clica nessas abas que surgem no meio do site enquanto você lê um texto, os pop-ups têm uma taxa de conversão de mais de 10% — chegando a 40% em alguns casos.
- Esses são os alvos da nova ferramenta da Apple, já que o Controle de Distração não vai necessariamente funcionar como um ad-blocker. Ou seja, os anúncios vão continuar na página.
🫰Thanos curtiu isso: O que chamou mais atenção na versão beta do recurso é a animação quando você decide fazer a limpa. Ao selecionar o que está te distraindo, os pop-ups vão embora como se fossem poeira. Clique para ver.
O Safari é o segundo navegador de internet mais usado do mundo, marcando presença em 18% dos dispositivos móveis. Nessa área, a Apple só perde para o Chrome, que tem 65% de market share.
Mesmo assim, o Google paga cerca de US$ 20 bilhões à Apple para ser o buscador padrão do Safari — o que dá cerca de 26% do que a empresa arrecada com os anúncios exibidos no navegador.