A Copa do Mundo Feminina deste ano vai ser na Austrália e Nova Zelândia, e um possível patrocínio da Arábia Saudita está gerando bastante polêmica — exatamente por ser da Arábia Saudita.
Entendendo em 3,2,1… Apesar de ter mudado um pouco nos últimos anos, o país do Oriente Médio tem muitas políticas restritivas aos direitos femininos, com uma extrema cultura de controle dos homens sobre as mulheres.
- Pra ter uma ideia, elas só foram permitidas a jogar futebol em 2020 e a frequentar estádios em 2018 — ainda assim, em uma ala especial.
Pelo visto, a FIFA está negociando com o governo saudita para um patrocínio da autoridade de turismo nacional — a Visit Saudi —, mas não comunicou nenhum dos países-sede sobre.
As federações dos dois se revoltaram com a entidade máxima do futebol, soltando notas públicas contra a sua postura e pedindo para que a situação seja esclarecida.
Uma ex-jogadora e embaixadora da Copa colocou patrocínio como uma “oposição total” ao empoderamento das mulheres, destacando o fato de ir contra o que o esporte feminino tem se esforçado tanto nas últimas décadas.
Takeaway: Essa pode ser mais uma ação do governo saudita de uso do esporte para mascarar seu caráter contra os direitos humanos — o fenômeno do “sportswashing”. A contratação do CR7, a compra do time inglês Newcastle ou o GP de Fórmula 1 no país são outros exemplos recentes.
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Fonte: https://thenewscc.com.br/
