“Venham, turistas!” A Arábia Saudita está se preparando para abrir a sua primeira loja de bebidas alcoólicas na capital, Riade.
- Contexto: Segundo a lei do país, o álcool é proibido e os juízes podem aplicar punições severas pra quem “tomar uma”.
Só pra se ter ideia, o consumo de bebidas alcoólicas já foi punido por lá com centenas de chicotadas, multas ou prisão — com estrangeiros também podendo ser deportados.
Ao que parece, a loja de bebidas será apenas para não-muçulmanos e vai exigir que os clientes se registrem por meio de um aplicativo, obtenham permissão do Itamaraty e cumpram cotas mensais.
Contexto: Essa medida surge num momento em que o príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, pretende “liberalizar” a imagem do país e atrair turistas estrangeiros.
- Com milhões em investimentos, Mohammed já colocou no seu plano Visão 2030 o objetivo de afastar o reino da dependência de combustíveis fósseis.
👀 Mesmo com essa proibição severa, existe um mercado ilegal, e as autoridades muitas vezes fazem vista grossa à produção caseira de cerveja e ao consumo de álcool nos complexos onde vivem estrangeiros. Podemos chamar de “jeitinho saudita”? risos.
O que mais você precisa saber sobre o mundo?
- Tribunal de Haia: Corte da ONU julga acusação de que Israel teria cometido genocídio
- Eleições chegando… 2 em cada 3 americanos não querem revanche Biden X Trump
- Crise sobre Essequibo: Representantes de Guiana e Venezuela se encontram no Brasil
Fonte: the news