Não é meme. Na tentativa de conter a crise econômica, o governo da Argentina anunciou a criação de duas novas versões da moeda norte-americana: os chamados “dólar Coldplay” e o “dólar Qatar”.
Contexto: O país tem uma política de restrição de compra de dólares em vigor desde 2018. Pense que quanto mais as pessoas querem vender pesos e comprar dólar, mais a moeda Argentina desvaloriza frente à moeda americana.
Para evitar essa desvalorização e tentar driblar a inflação galopante, o governo está apostando na criação de novas variações do dólar. A ideia é dar o acesso ao dólar pela cotação oficial somente a setores específicos da economia.
🎶 O “dólar Coldplay” representa um acordo com o setor cultural, que poderá ter acesso à moeda estrangeira a um preço menor. O objetivo é incentivar a ida de artistas internacionais ao país e garantir postos de trabalho ligados à produção de eventos.
⚽️ Já o “dólar Qatar” visa impedir a saída de dólares do país. Para isso, o governo encareceu as taxas do cartão de crédito para uso no exterior, aplicando uma taxa de 45% nos gastos acima de US$ 300.
A diferença está no momento de trocar os pesos por dólares. Se você é do setor cultural, o dólar é mais barato. Se você está querendo comprar dólar para viajar e consumir fora do país, o dólar é mais caro.
Bottom-line: Por incrível que pareça, hoje, o país já tem 14 variações do dólar em vigor. Algumas delas, inclusive, também têm nomes bem inusitados — como “dólar Netflix” e “dólar soja”.
Destaques econômicos do dia:
- Feriado na bolsa brasileira: Índice de ADRs brasileiros fecha em baixa de 1,7%
- Latam. A companhia aérea anunciou, ontem, que deve sair do processo de recuperação judicial, que iniciou nos EUA em 2020, em novembro.
- Política Monetária. O Fed anunciou que vê urgência em esfriar a inflação nos EUA, mesmo com impacto no mercado de trabalho
Fonte: https://thenewscc.com.br/