Os hermanos nem se lembravam o que era isso… Pela primeira vez em 16 anos, a Argentina fechou um trimestre arrecadando mais do que gasta.
- Fazendo um paralelo, é como se depois de 16 anos gastando mais do que recebe, você tivesse finalmente conseguido fechar as contas de casa no positivo.
Voltando à Argentina: Foram 3 meses seguidos com as contas no azul, encerrando o 1º trimestre com superávit de 0,2% do PIB — um excedente de US$ 315 milhões.
Durante um pronunciamento, o presidente Javier Milei disse que, apesar da “oposição do establishment”, o plano de seu governo para a economia está funcionando.
Desde que assumiu, Milei reduziu subsídios, cortou gastos do setor público, fechou órgãos estatais e diminuiu o tamanho do Estado como um todo. Recentemente, o FMI disse estar surpreendido com o país.
🇦🇷 Mas ainda há muito pela frente na visão de Javier
Milei tem tentado aprovar mais reformas, mas enfrenta muitos protestos e greves. Pense que de Janeiro para cá, o argentino já demitiu mais de 70 mil servidores estatais.
Ontem, por exemplo, mesmo com a notícia positiva, centros estudantis e professores se reuniram na Plaza de Mayo pedindo mais verbas para as universidades públicas, que sofreram um corte considerável no último orçamento.
Cerrando: Enquanto em 2023 o país fechou com uma inflação anual superior a 211%, neste ano, conforme prometido em campanha, Milei já conseguiu reduzir a variação dos preços para 50%. Clique para ver o discurso na íntegra.
O que mais é relevante pelo mundo?
- Maiores eleições da história: X bloqueia postagens após ordens do governo da Índia
- Grupo apoiado pelo Irã: Hezbollah lança ataque de drones contra bases militares de Israel
- China está de olho… EUA enviam sistema de mísseis de ataque terrestre para Filipinas