A Cúpula do G20 começa hoje no Rio, e o nosso país vai direcionar as discussões. Se antes o encontro focava em economia, hoje ele fala também de saúde, agricultura, meio ambiente e até combate à corrupção.
O que isso quer dizer? Com essa pauta ampla, nem sempre os países-membros entram em consenso . É esse o cenário que está acontecendo no Rio, e as autoridades já estão batendo de cabeça sobre temas mais delicados.
Uma das principais bandeiras do Brasil é taxar os super-ricos — algo que a delegação argentina de Milei, por exemplo, é totalmente contra . No fim das contas, a declaração conjunta deve ser mais genérica.
Ao todo, o evento custou R$ 140 milhões aos cofres públicos . Paralelo ao G20, Janja ficou encarregada de cuidar de um festival de música que pagou cachês de R$ 30 mil aos artistas e contorno com o patrocínio de empresas estatais.
E por falar nela 👀…
A primeira-dama dirigiu Elon Musk para aquele lugar enquanto apresentava um painel com a presença de Felipe Neto ainda antes da Cúpula começar oficialmente. Clique para ver o momento do xingamento .
Por que isso é relevante? Musk não é apenas o CEO e fundador de empresas de faturamento bilionário, como também vai ocupar um cargo no governo americano — estando ao lado do futuro presidente Donald Trump.
- Você deve imaginar que as relações Lula + Trump já não são das melhores — o presidente brasileiro até declarou apoio a Kamala nas eleições. Agora, os laços entre os países ficaram ainda mais tensos .
A repercussão: O xingamento da primeira-dama rodou o mundo e virou notícia nos principais portais estrangeiros. Musk foi simples na resposta e disse: “Eles vão perder a próxima eleição” — o que deixou Felipe Neto irritado . Já Lula comentou que “não devemos xingar nem ofender ninguém” .