O presidente do Fórum Econômico Mundial, Borge Brende, disse que a atual situação da economia, quando falamos de volumes de dívidas acumuladas, só se compara aos níveis vistos nas Guerras Napoleônicas — aquelas do século XIX que você estudou na escola.
- Atualmente, segundo o FMI, a dívida pública global passa dos US$ 91 trilhões, o que é equivalente a 92% do PIB mundial.
- Fazendo um paralelo, estimativas dizem que a dívida do governo britânico durante as guerras de Napoleão Bonaparte passou dos 200% do PIB em 1815.
Como essas dívidas são formadas? Basicamente, ao gastar mais do que arrecadam, governos pedem dinheiro emprestado através da emissão de títulos de dívida para conseguir pagar as contas.
A relevância: O acúmulo desenfreado de dívidas pode gerar um baixo crescimento da economia mundial, com menos dinheiro disponível para investimentos e a possibilidade de aumento de impostos para lidar com todos eases débitos.
Hoje, a economia do mundo cresce a um ritmo lento de 3,2% ao ano em média — abaixo dos 4% registrado durante décadas.
O atual principal problema: As guerras. Os atuais conflitos afetam as relações comerciais entre os países e seus aliados, impactando indiretamente em toda a cadeia produtiva do planeta.
“A solução é o livre comércio”. Na visão do presidente do FEM, os países devem continuar fazendo negócios uns com os outros para reduzir a pobreza e evitar o desabastecimento de bens essenciais.
O que mais é notícia pelo mundo?