A MaxMilhas e a 123 Milhas decidiram se unir, por meio de um processo de fusão, em que as empresas devem passar a ficar sob um mesmo “guarda-chuva” — fazer parte de um grupo só.
O impacto: Elas são duas das maiores empresas de turismo e Online Travel Agencies do país. Se o acordo realmente concretizar, a união viraria o maior player do mercado de OTAs, deixando a Decolar pra trás.
“Mas elas não são concorrentes?”
Pode parecer estranho, mas o movimento de se unir ao seu grande concorrente não é tão incomum assim — e traz um certo sentido por trás.
A lógica principal é o aproveitamento de sinergias resultando em uma redução de custos, considerando que as operações são muito similares.
Um grande case do mercado BR é a união da Sadia com a Perdigão, lá em 2011. Apesar de um contexto diferente das empresas, hoje, a controladora — BRF — nada mais é que um dos maiores players do setor no mundo. Outras grandes fusões BRs:
- Brahma e Antártica, virando a Ambev — mercado de bebidas;
- Seara e Zenda pelo grupo JBS — mercado alimentício;
- Anhanguera e Kroton — mercado de educação;
“Oto patamá”. Além disso, pense que unir-se a um concorrente não representa somente ter “menos um na briga”, mas se colocar à frente de quase todos aqueles que, antes, estavam no mesmo nível que você.
Zoom Out: A nova empresa teria um volume total de vendas de cerca de R$ 6 bilhões — cerca de 50% do volume da CVC, maior empresa de turismo do país. Agora, as empresas entram no nível briga de cachorro grande.
O que mais é destaque no mundo dos negócios?
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Fonte: https://thenewscc.com.br/