Pé direito? Nem tanto… O setor de tecnologia começou 2024 fazendo o que fez de melhor no ano passado. E se você pensou em “desenvolver inteligência artificial”, pensou errado.
“Demitir”. Nas primeiras duas semanas do ano, quase 50 empresas TECH dos EUA mandaram cerca de 7.500 colaboradores embora, incluindo algumas das BIG ONES.
O Google demitiu mil, a Amazon demitiu centenas, a Apple fechou uma equipe de +100 pessoas e o Discord cortou 17% de todo o seu quadro.
Para além do setor TECH, o Citigroup anunciou que, até 2026, vai cortar 10% de toda sua equipe — o que dá 20.000 funcionários. Já a gestora BlackRock vai demitir 600 pessoas.
Isso seria um 2023 2.0?
Nem tanto… Na verdade, parece que não. As demissões do último ano foram correções do crescimento acelerado durante a pandemia — principalmente pelas baixas taxas de juros da época.
A correção já passou. Agora, as demissões parecem estar sendo mais pontuais e cautelosas. É mais como um “pente fino” do foco da empresa, o que causa o fim de algumas áreas ou projetos.
Além disso, para confortar (ou não) a turma, as demissões estaticamente acontecem mais em dezembro e janeiro. Ao que parece, puramente por ser “hora de organizar a casa” mesmo.
O que mais é importante em economia?
- Vai uma força aí? Herdeira da Basf seleciona 50 austríacos para distribuir US$ 27 milhões
- Matéria-prima dos EVs: BYD quer comprar mineradora de lítio brasileira
- Fórum de Davos: Maior encontro econômico do mundo começa hoje com mais foco na política
Fonte: the news
Chegou a hora de você apoiar o nosso trabalho independente. Faça contato no WhatsApp – (28) 98801-3781