Sempre o primeiro a falar. O presidente Jair Bolsonaro discursou, ontem, na ONU, trazendo um panorama de todo seu período à frente do governo do Brasil, dando foco a áreas específicas.
- No pronunciamento, ele passou por pontos como queda da inflação, meio ambiente, pandemia, pautas conservadoras e a guerra na Ucrânia. Veja a íntegra aqui.
O que mais chamou a atenção: Bolsonaro focou bastante no combate à corrupção e na melhora da economia, que são pautas relevantes na sua campanha à reeleição.
Esse tipo de discurso é comum na época… 🗳
Desde que a reeleição passou a ser permitida na atual Constituição, em 1997, Lula e Dilma Rousseff discursaram à ONU também na condição de candidatos — em 1998, Fernando Henrique Cardoso enviou seu Ministro das Relações Exteriores.
Como foram as falas? Em 2006, Lula ressaltou conquistas do seu governo na área social, passando por combate à fome e à pobreza — mesmas pautas de Dilma, em 2014 — e, ainda, falou da diminuição do desemprego e aumento do poder de compra.
Na América Latina: O presidente colombiano, Gustavo Petro, fez um discurso de crítica à guerra às drogas, dizendo que seria somente interessante aos “países do norte”. Ele ainda fez uma declaração um tanto quanto peculiar sobre a cocaína.
Bottom-line: O Sr. Joe Biden discursa hoje, enquanto Rússia e países europeus falarão nos próximos dias.
Outras notícias relevantes no cenário nacional:
- Depois de idas e vindas… Lula fará reunião com o Departamento de Estado dos EUA nesta quarta
- Decisão mantida. STF formou maioria para manter a suspensão de decretos que facilitam o acesso a armas de fogo
- Os números aumentaram. Total de queimadas da Amazônia neste ano já superou o acumulado no ano passado

Fonte: https://thenewscc.com.br/
