Um novo estudo descobriu que as letras das músicas que fazem mais sucesso nas paradas estão mais raivosas, repetitivas e vaidosas — muito por influência das redes sociais.
Por que isso é importante? Assim como a moda, a arquitetura, o cinema ou qualquer outra manifestação cultural, a mudança nas letras das músicas é um reflexo da vida real. “A arte imita a vida”.
- Segundo os pesquisadores, pela influência dos likes, a sociedade hoje é muito mais egocêntrica.
E aí, como consequência, entre 1980 a 2007, houve uma diminuição considerável das palavras “nós”, enquanto “eu” e “me” apareceram com mais frequência nas letras das músicas — sim, fizeram um estudo medindo isso.
🧐 Mas além do conteúdo das letras em si, o mais curioso é que, de 1970 a 2020, houve o que eles chamam de “deterioração no conteúdo lírico”, com um aumento geral na repetitividade das letras.
Contribuindo para o discurso do seu pai que se recusa a escutar música nova, uma análise mostrou que o rap, rock, country, R&B e pop apresentaram mesmo um “declínio na riqueza do vocabulário”.