Se uma geração já conseguiu escutar “Faroeste Caboclo” sem passar pra próxima faixa, hoje, isso parece quase impossível. Segundo um relatório recente da Billboard, as músicas estão cada vez mais curtas.
- Dos 10 maiores sucessos de 2022, quase 40% têm menos de três minutos, em comparação com 4% em 2016.
Desde 2000, os sucessos da Billboard Hot 100 caíram de 4:10 minutos para 3:07. Uma extensa análise de músicas do Spotify também constatou o mesmo declínio na duração constante das faixas.
Por que isso é importante? Existem várias teorias por trás dessa tendência, mas uma das mais reforçadas é a da diminuição da nossa capacidade de atenção. Em 2000, o tempo médio de atenção humana era de 12 segundos. Em 2013, diminuiu pra 8.
Além disso, hoje, os vídeos curtos, como TikTok e Reels, são os principais canais de viralização de músicas. Inclusive, já aprofundamos melhor no assunto pelo the bizness.
🍿 Zoom Out: Ao mesmo tempo em que as músicas estão ficando mais curtas, os filmes estão ficando mais longos. De 1980 até 2020, os sucessos de bilheteria dos EUA tiveram um aumento, em média, de 20 minutos de duração.

Fonte: https://thenewscc.com.br/
