MUNDO
A expressão “o mundo não gira, ele capota” nunca fez tanto sentido. Nos últimos dias, os presidentes de Estados Unidos e Rússia foram ao Oriente Médio para tratar de assuntos diferentes e demonstrar sua relevância internacional.
A excursão do Titio Joe
O mandatário americano foi a Israel e à Arábia Saudita para tratar sobre o aumento da produção de petróleo, que reduziria os preços mundialmente, e, principalmente, para demonstrar a força do país na região.
- Um dos maiores pontos discutidos por Biden foi a preocupação com o Irã adquirir armas nucleares, o que poderia levar a uma escalada no conflito com seus vizinhos.
A resposta veio rápido
Ontem, Vladimir Putin foi até o Irã para se reunir com a maior autoridade do país e com o presidente da Turquia. Em clara mensagem ao ocidente, o russo demonstrou querer estreitar laços com opositores dos americanos.
Por que isso é relevante? Desde o início da Guerra da Ucrânia, o mundo vive uma nova ordem. Os acordos comerciais e diplomáticos entre países ficaram estremecidos, com possibilidades de novas alianças e arranjos políticos.
Não dá pra dizer — pelo menos ainda — que estamos em algo como a Guerra Fria, mas os rumos da geopolítica estão mudando, com acirramento dos conflitos de interesses de Ocidente e Oriente.
Fonte: https://thenewscc.com.br/