Menos de uma semana depois do governo anunciar um novo teto para a cobrança de juros sob o crédito consignado, mais de 10 bancos suspenderam a oferta da modalidade.
“Podem explicar melhor?” Na expectativa de reduzir o impacto do endividamento de aposentados, o ministro da Previdência de Lula resolveu limitar a cobrança de juros que os bancos poderiam fazer.
- No papel, isso até pode parecer benéfico, já que os vovôs e vovós aposentados pagariam menos por suas dívidas, mas…
Na prática, a diminuição de 0,44% nos juros fez com que a operação de emprestar dinheiro aos idosos se tornasse desinteressante para os bancos — e até prejudicial, financeiramente falando.
Isso fez com que os principais bancos — incluindo os estatais, Caixa e Banco do Brasil — suspendesse esse tipo de oferta, o que pode afetar milhões de aposentados.
O crédito consignado é um empréstimo em que o desconto do pagamento é feito direto na folha de pagamento de quem pegou o dinheiro emprestado.
Ao todo, 14,5 milhões de aposentados e pensionistas com um benefício médio de R$ 1.576,19 tomaram esse tipo de crédito. Do total, 42% estão com o nome sujo.
A medida foi criticada pelo mercado e também pela Febraban. Lula ainda não se pronunciou, mas já há uma reunião agendada na segunda-feira para o governo tratar a questão.
Fonte: https://thenewscc.com.br/

Para termos muito mais informações no site e redes sociais Portal de Guaçuí, colabore a partir de R$ 2,00
Chave Pix (CNPJ) 36538340000118
Chave Pix (Celular) 28988013781