Com um movimento que começou em 2018 e vem se fortalecendo, Nova York teve um Ano Novo mais “sóbrio” e as emissoras americanas até reduziram a exibição do consumo de álcool na véspera da data.
Um panorama da situação
- Segundo o Google Trends, “sobriedade” foi um dos termos de pesquisa mais populares nos EUA em 2022;
- Em 2002, 20% dos estudantes universitários americanos não consumiam álcool. Em 2018, o percentual saltou para 28%;
- No Reino Unido, a porcentagem de “não bebedores” de 16 a 24 anos passou de 18%, em 2005, para 29%, em 2015.
Mas que movimento é esse? Usando a hashtag “sober-curious”, em 2018, vários influenciadores começaram a postar no TikTok e Instagram detalhes sobre como pararam de beber.
Com a popularização da ideia, no ano passado, o interesse de pesquisa em “bebida sem álcool” no Google atingiu recordes históricos. Em resposta, vários vinhos e cervejas não alcoólicas surgiram no mercado.
Além disso, há uma forte tendência em um nicho mais saudável, o que inclui bebidas com menos açúcar e menos carboidratos — e tirar o álcool da lista de ingredientes ajuda a deixar o drink menos calórico.
Looking Forward: O “sober-curious” está longe da acabar com a venda de álcool, mas especialistas indicam que a tendência desse mercado “sóbrio” deve seguir crescendo em 2023.
Fonte: https://thenewscc.com.br/