Ilan Goldfajn foi eleito o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, tornando-se o primeiro brasileiro a assumir o cargo.
- O BID é uma instituição que financia grandes projetos — em geral, de infraestrutura — na América Latina, para o desenvolvimento e integração comercial da região.
Outros quatro candidatos também estavam concorrendo. A vitória foi no primeiro turno, com 80% dos votos, com apoios decisivos de EUA e Argentina, além de outros 28 países.
O economista tem doutorado pelo MIT, dos EUA, já foi presidente do Banco Central no Governo Temer e era diretor no FMI.
Indicado por Guedes, alinhado com Lula
Ilan foi indicado por Paulo Guedes e era visto como o favorito para vencer. Só que, após a vitória de Lula, o PT tentou adiar a votação com a intenção de sugerir outro nome.
- O ex-ministro petista, Guido Mantega, chegou a enviar um e-mail ao Tesouro Americano pedindo pelo adiamento.
No entanto, com a saída de Mantega da equipe de transição e a sinalização de aliados de que Lula não era contra a nomeação de Ilan, os caminhos para a vitória do economista se abriram.
Ilan, inclusive, afirmou que suas prioridades estão alinhadas às prioridades de Lula — como o combate à pobreza, desenvolvimento econômico e ações contra o aquecimento global.
O que mais é destaque no Brasil?
- Documento enviado: Seccionais da OAB questionam legalidade de decisões de Moraes
- Enem 2022. Provas do segundo dia abordam pandemia da COVID-19 e doping no esporte
- Falando em COVID… Número de casos da doença voltam a subir no Brasil, mas risco de situação grave é menor

Fonte: https://thenewscc.com.br/
