O cheirinho das batatas fritas está se espalhando rapidamente pelos corredores das assembleias estaduais e do Congresso dos EUA.
Isso porque o McDonald’s tem se envolvido cada vez mais na política americana, colocando milhões ($) em candidatos e grupos de debate.
O que está por trás do movimento? Os gastos da rede com os políticos passou a crescer depois que leis de salário mínimo para trabalhadores de lanchonetes foram aprovadas em alguns estados.
- Além do Méqui, outras companhias disseram que as medidas aumentaram seus custos e cortaram os lucros, fazendo os preços dos lanches subirem e as horas de trabalho serem cortadas.
Só na Califórnia, o Sr. Ronald McDonald desembolsou US$ 6 milhões no ano passado apoiando candidatos — democratas ou republicanos — que são contra a pauta do salário mínimo.
🍔 The big picture: Isso é 23x o que a empresa gastou com política no estado de 1999 até 2012, e mostra como uma das maiores empregadoras dos EUA, com 150 mil funcionários, tem colocado a questão como prioridade.
Antes que você estranhe ou suspeite… Diferente do Brasil, a doação de empresas para políticos e partidos é permitida nos EUA. Por lá, esse movimento de lobby é comum em pautas que mexem com os negócios das companhias.
Falando em eleição… Os números dos democratas melhoraram depois da saída de Biden. Nas últimas pesquisas, Kamala Harris vence por pequena margem em 3 dos 7 estados decisivos nos EUA.