É verdade esse bilhete. O Brasil conta com mais de 500 mil influenciadores digitais, superando os 374 mil dentistas formados, 455 mil engenheiros civis e quase empatando com os médicos, que somam 502 mil.
- Quem são esses influencers? Gente desenvolta em frente às câmeras, que tem pelo menos 10 mil seguidores no seu perfil e faz algum tipo de #publi.
A profissão não é regulamentada, mas já movimenta muito dinheiro no mercado: as redes sociais receberam R$ 1,43 bilhão em investimento publicitário em 2021. O valor supera o investimento em rádio, jornal, revista e cinema.
Mas não pense que é só glamour. Longe dos ex-BBB’s e dos outros nomes que já acumulam milhões de seguidores, a imensa maioria dos influenciadores é feita de gente comum falando pra gente comum — e talvez este seja o segredo.
- O público cria empatia com pessoas reais — “gente como a gente” —, que enfrentam problemas, dilemas e parecem até um vizinho ou amigo querido.
Zoom Out: Segundo a pesquisa, 45% das mulheres acompanham influenciadores, contra 24% dos homens. Mas 58% delas e 76% deles nunca compraram produtos ou serviços anunciados por eles.
Fonte: https://thenewscc.com.br/