Analisando o comportamento de mais de 48 milhões de pessoas, em 7 regiões metropolitanas do país, uma pesquisa concluiu que, depois da pandemia, os brasileiros trocaram o prato feito pelo salgadinho.
Só pra ter ideia, no ano passado, o salgado pronto foi o segundo alimento mais consumido fora de casa, ficando atrás apenas dos snacks doces.
Os resultados da pesquisa 🍽
Em 2022, nas regiões indicadas, os brasileiros consumiram 170 milhões a mais de salgados prontos — como quibe, coxinha e pão de queijo — em relação a 2019.
Em contrapartida, no mesmo período, o consumo de refeições — incluindo arroz, feijão e carne — diminuiu em 247 milhões de unidades.
Por que isso aconteceu?
Ainda que a “vida corrida” tenha incentivado esse padrão de consumo, o principal motivo foi a inflação: enquanto o preço da refeição teve alta de 21% entre 2019 e 2022, o valor do salgado aumentou 10%.
Inclusive, por esse motivo, a troca do prato feito pela coxinha foi puxada pelas classes de menor renda — C, D e E —, que sentiram no bolso o aumento de preço dos ingredientes básicos da refeição.
Zoom Out: Essa mudança de comportamento também transformou o mercado de alimentação fora de casa. Servindo como alternativa de renda para trabalhadores informais, a venda de ambulantes cresceu 45% pós pandemia.
O que mais é destaque pelo país?
- Marca inédita. Brasil bate recorde de 10,3 mi de mulheres à frente de negócios
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- Ação de Valdemar Costa Neto. PL vai ao STF contra medida de Lula que reonera combustíveis

Fonte: https://thenewscc.com.br/
