BRASIL
(Imagens: Evaristo Sa, AFP | Reprodução)
8 de Janeiro de 2023. Depois de quase 70 dias de manifestações contra a eleição de Lula ao redor de todo o país e 7 dias após a posse, Brasília foi palco de cenas que serão lembradas para sempre na história do país.
Milhares de brasileiros — você é livre para adjetivá-los como quiser — invadiram os prédios do Congresso Nacional, do Planalto e do STF na tarde de ontem, em um ato que durou cerca de 6 horas e resultou em mais de 300 prisões até o momento.
- Estima-se que cerca de 5 mil pessoas tenham participado do ocorrido, mas dados oficiais do Distrito Federal ainda não foram divulgados.
Houve violência contra a polícia, mas também houve omissão de policiais. Artigos, materiais e obras de arte públicas foram depredadas, assim como parte dos prédios, que foram destruídas. As imagens falam por si e você pode clicar para ver.
O curioso contexto pré-ataque 📲
Para muitos, as manifestações contrárias em frente aos quartéis estavam se dissipando. Na sexta-feira, no entanto, alguns poucos portais noticiaram a organização de grupos planejando uma invasão violenta. Clique para ouvir um áudio da convocação.
- Ao longo do final de semana, um número expressivo de ônibus chegou à capital. Até por isso, no sábado, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, chegou a autorizar o uso da Força Nacional para reforçar a segurança na Esplanada.
Mesmo assim, houve a invasão… Por volta das 15:00, manifestantes romperam barricadas da PM do DF e começaram a marcha até os prédios oficiais. A polícia foi criticada e acusada de omissão.
A repercussão
O presidente Lula decretou intervenção federal para assumir a segurança do DF, e o governo pediu a prisão do já exonerado Anderson Torres, que respondia pela segurança em Brasília e foi um dos ministros no último governo.
Lula manteve um tom duro em seu pronunciamento logo após o ocorrido, reputando a responsabilidade dos atos a Bolsonaro, na oportunidade em que chamou o ex-presidente de genocida e os manifestantes de facistas. Jair respondeu.
- Moraes, presidente do STF, também se pronunciou, definindo o episódio como “ataques terroristas à Democracia e às Instituições Republicanas” e garantindo a punição dos envolvidos.
🌎 Joe Biden condenou a postura, demonstrando apoio a democracia brasileira e, até mesmo Elon Musk, se pronunciou sobre o 8 de janeiro. Caso queira, você pode ler a repercussão do fato noticiada pelo The New York Times.
(Imagens: NYT | Reprodução)
O que está sendo falado hoje? 📣
Enquanto você dormia — ou seja, na madrugada — o STF decidiu afastar Ibaneis Rocha, governador do DF, por 90 dias, sob argumento de que ele foi conivente com os ataques. Leia a decisão na íntegra.
O governo deve se manifestar ao longo do dia, relatando com mais detalhes toda a destruição e os estragos causados pelos invasores.
- Na noite de ontem, algumas das autoridades dos Três Poderes já se reuniram na Esplanada e visitaram os prédios invadidos.
PS: Essa não é a primeira vez que o teto do Congresso Nacional é tomado por manifestantes, que protagonizaram cenas similares em 2013, apesar de não terem invadido totalmente o prédio. Na época, foram três prisões e 127 pessoas feridas.
Fonte: https://thenewscc.com.br/