Enquanto a taxa entre os adultos cai, nos Estados Unidos, o número de adolescentes entre 10 e 19 anos que fizeram cirurgia metabólica ou bariátrica saltou 20% de 2020 para 2021.
- Esses procedimentos funcionam alterando a ingestão dos alimentos no corpo, fazendo a pessoa sentir menos fome e mais saciedade.
Contexto: A obesidade infantil é um problema sério na terra do Tio Sam, afetando 1 em cada 5 crianças e adolescentes no país — quase 15 milhões de pessoas dessa faixa etária.
Porém, o aumento no número de cirurgias veio depois de uma mudança nas diretrizes do sistema de saúde americano, que recomendou maior proatividade dos médicos no tratamento da obesidade infantil.
No caso, a Academia de Pediatria pediu o uso imediato de terapia comportamental e mudança no estilo de vida, além de recomendar cirurgia e medicamentos para alguns jovens.
Segundo os profissionais, os adolescentes e suas famílias estão realmente interessados em buscar a cirurgia como uma opção de tratamento segura e eficaz — e que permite um envelhecimento mais saudável.
Zoom out: No Brasil, a obesidade infantil afeta mais de 3 milhões de crianças com menos de 10 anos. Nessa faixa etária, 13% é considerado obeso — e 28% tem excesso de peso.
O que mais é destaque pelo globo?
- Mais um estado… Minnesota aprovou uso recreativo da Cannabis
- Atualizações da guerra. Rússia diz que vai tomar “medidas severas” após ataque de drone
- Clima tenso. China rejeita pedido dos EUA para reunião entre chefes de defesa
Fonte: https://thenewscc.com.br/