Imagens como essa viraram comuns na Califórnia, depois que o estado aprovou uma lei em 2014 que tornou mais branda a punição para crimes não violentos — como saques a lojas de até US$ 950 e ações relacionadas a drogas.
- Ao rebaixar esses tipos de crimes para apenas “contravenções”, o objetivo era diminuir o número de presos, para acabar com a superlotação no sistema carcerário do estado.
Mas, agora, os ventos mudaram… Depois da onda de roubos e de drogados nas ruas, que cresceu principalmente na pandemia, quase 70% dos californianos votaram Yes para a Proposition 36, acabando com essa “tolerância”.
Para se ter uma ideia, de 2020 para cá, diversas lojas do Golden State passaram a colocar cadeados em todas as prateleiras. Teve uma loja que até precificou todos os seus produtos a US$ 951 — dando o desconto só na hora de pagar. Veja.
Falando em política dos EUA… 🇺🇸
Mesmo que só assuma oficialmente a Casa Branca no início de 2025, Trump já está trabalhando e planejando suas primeiras medidas como presidente.
- Abrir espaço para mineração e perfurações: Trump planeja tirar os Estados Unidos do acordo climático de Paris; (NY Post)
- “Good call”: Junto de Musk, o republicano ligou para o presidente da Ucrânia, Zelensky, para falar sobre Guerra; (The Independent)
- Dos dois lados: Trump liga para Putin e o aconselha a não intensificar a guerra na Ucrânia (The Guardian)
- #EndtheFed: Falando em Musk, o bilionário disse apoiar os planos de DT para a intervenção da Casa Branca em decisões do Banco Central; (CNBC)
- Do debate ao bate-papo: Na quarta-feira, Trump vai visitar o atual presidente Joe Biden na Casa Branca. (Axios)
- Domínio na Suprema Corte? Já tendo indicado 3 juízes no seu 1º mandato, Trump está de olho na aposentadoria de mais 2 para ter a maioria (NBC)
- Placar final 312 a 226: Arizona confirmou ontem vitória para o Trump, confirmando a varrida republicana nos swing states; (Politico)