Muitas caras conhecidas. Os 513 escolhidos para representarem os mais de 210 milhões de cidadãos na Câmara dos Deputados foram definidos neste final de semana, com ar de poucas mudanças.
- Do número total, 287 candidatos foram reeleitos e 226 em primeiro mandato, fazendo destas eleições a com menor percentual de renovação desde 1998, com apenas 39% de novos deputados.
Mas o número poderia ser ainda maior… No total, 446 deputados tentaram a reeleição neste ano, a maior taxa de recandidatura desde 1990, mas apenas 64% deles conseguiram ficar por mais 4 anos na Casa legislativa.
Como ficou a composição? O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, teve o maior número de eleitos, com 98, seguido pelo PT, do seu concorrente Lula, com 68. Você pode saber de todos os partidos, clicando aqui.
Maior representação feminina: 91 mulheres foram eleitas como deputadas federais, representando algo próximo a 18% das cadeiras da Câmara. Isso representa um aumento de quase 20% em comparação com 2018, quando elas eram 77.
Zoom Out: Apenas 23 partidos serão representados na Casa, caindo das 30 siglas que elegeram deputados em 2018. Isso tende a ser algo bom para o próximo presidente, por facilitar negociações para aprovação de medidas.
O que mais foi notícia no Brasil…
- E no Senado? Com 27 novos eleitos, veja como ficarão as bancadas que representam os estados na Casa Legislativa
- A resposta dos institutos de pesquisa… Depois de falhas na aferição da intenção de votos, institutos vão rever perguntas e metodologias para evitar erros
- No verde. Balança comercial registra saldo positivo de US$ 4 bilhões em setembro, segundo projeções do governo

Fonte: https://thenewscc.com.br/
