Nem todo mundo ama o GPT assim… Se você acha que o ChatGPT traz alegrias para todo mundo, ao que parece, ele tem dado bastante dor de cabeça aos CEOs de empresas de plataformas de educação.
Calma que a gente te explica. Por anos, plataformas de assinaturas dominaram o mercado, oferecendo gabaritos de questões e respostas personalizadas. Quem fez ENEM entre 2016 e 2022 sabe bem do que estamos falando…
Acontece que, agora, os estudantes estão abandonando os gabaritos das plataformas e migrando para as respostas geradas pela AI. A turma que está fazendo ENEM agora sabe bem do que estamos falando… risos.
Por que isso importa? Essa mudança no comportamento está colocando o modelo de negócio desses players em uma saia justa, mexendo em um mercado de plataformas de educação online que faturou US$ 57 bilhões em 2023.
- Para você ter uma ideia, a Chegg — equivalente a Descomplica ou Brainly daqui — perdeu mais de 500 mil assinantes e viu seu valuation cair 99% desde o seu pico em 2021, eliminando quase US$ 15 bi em valor de mercado.
- Inclusive, recentemente, a empresa americana trocou seu CEO de 10 anos de casa e passou por um layoff de 25% da sua força de trabalho.
Observando que o mercado de IA não para de crescer e deve alcançar US$ 1,8 trilhão até 2030, essas empresas de educação já estão de olho em mexer em seus modelos de negócios, para ir além de “simples” respostas e gabaritos de deveres de casa.