A dupla está formada, quem juntou separa. Depois de se reeleger em março, Putin decidiu visitar seu “bom e velho amigo” Xi Jinping para aproximar ainda mais os laços entre os dois países.
A viagem de apenas 2 dias rendeu alinhamento de estratégias. Numa declaração conjunta — o post collab da diplomacia — Putin e Xi disseram que não querem os EUA se envolvendo em negócios no Oriente.
Por que isso importa? Na prática, China e Rússia entraram para valer no jogo da influência geopolítica, oficializando a disputa direta com os EUA para ver quem tem mais apoio internacional.
- Isso tudo enquanto os americanos estão se unindo aos europeus para levantar acusações de que os dois países estão se ajudando em assuntos militares.
🇨🇳🤝🇷🇺 Nas entrelinhas: A importância da China para a Rússia cresceu desde a guerra na Ucrânia em 2022. Os chineses compram muita energia russa e fornecem componentes que podem ser usados na fabricação de armas.
Vale lembrar que Xi não condenou a invasão russa ao território ucraniano, aumentou as importações de petróleo russo e ainda fez o país asiático virar uma fonte importante de microchips.
E outro lado? Além do projeto que proíbe o TikTok nos EUA, a Casa Branca insiste que a China tem dado apoio militar para o exército russo na Ucrânia.
Ao mesmo tempo, e pra te mostrar que nem tudo é preto no branco, Xi Jinping visitou a Europa para aproximar relações comerciais — principalmente sobre veículos elétricos. É o jogo da geopolítica…