Disputa pelos ares. A China apresentou ao mundo o seu novo avião para transporte de passageiros. A intenção é bem clara: bater de frente com a Airbus e a Boeing. |
O jato é o C919, com capacidade de 192 passageiros e feito pela companhia estatal Comac. Ele fez seu primeiro voo fora da China continental indo para Hong Kong. |
A previsão inicial era de que a aeronave ficasse pronta em 2016, mas o projeto acabou adiado várias vezes durante sete anos de desenvolvimento. |
Tem demanda: A Comac já recebeu mais de mil pedidos para o C919, inclusive um pedido adicional da principal companhia aérea chinesa que pagou US$ 10 bilhões por 100 unidades. |
As entregas devem acontecer até 2031, só que de todos esses pedidos que bateram recordes, nenhum deles vem de um cliente fora da China. |
Isso mostra como o mercado mundial da aviação comercia ainda resiste a trocar as suas queridinhas Boeing — que é americana — e a europeia Airbus. |
Por que isso importa? O movimento mostra que o governo chinês está investindo pesado para transformar o país no novo líder de tecnologia lucrativa. |
O foco começou pelos chips e AI, e agora a expectativa é de que a China vire um dos maiores mercados de aeronaves do mundo nos próximos 20 anos. |
Zoom out: O setor aeroespacial é um negócio de quase 1 trilhão de dólares, faturando US$ 740 bi por ano. A estatal chinesa movimenta cerca de US$ 34 bi e enfrenta o desafio de ter a maior parte das peças fabricadas no Ocidente. |
Fonte: https://thenewscc.com.br/
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