E pensar que esse é o mesmo país da política do filho único… Nos próximos 10 anos, a população da China deve encolher em 51 milhões de pessoas — o equivalente a mais que todos os habitantes da Espanha.
- A queda populacional não deve parar por aí, e esse parece ser um problema que o gigante asiático vai ter de lidar por muitos anos, já que as projeções mostram que os chineses devem cair pela metade até 2100.
O que está acontecendo? A China atingiu o pico de população em 2021, com a marca de 1,4 bilhão de pessoas. De lá para cá, os anos vão passando e os habitantes diminuindo.
Em geral, os chineses estão envelhecendo e tendo menos filhos. O número de casamentos também está diminuindo significativamente e a alta nos custos de habitação e educação deixam o cenário ainda mais desafiador.
👶 Procuram-se bebês: A política do filho único caiu em 2016, e hoje os governos locais de cidades chinesas oferecem incentivos como dinheiro, licenças-maternidade estendidas e até mesmo palestras sobre fertilidade.
Além da questão da previdência, pense que um país com cada vez menos gente em idade para trabalhar significa menos dinheiro girando, escassez de mão de obra e menos riqueza sendo gerada.
Não é só uma questão chinesa 🤰…
As taxas de fertilidade globais atingiram o limite da taxa de reposição. Quando essa proporção cai abaixo de 2, a população deixa de ficar estável e passa a diminuir. Isso é o que deve acontecer com 97% dos países do mundo até 2100.