Se você já foi enganado pela previsão de céu azul e acabou em uma viagem que só choveu, essa novidade pode te agradar: ontem, dois grupos chineses anunciaram avanços inéditos na ciência da meteorologia.
- Um deles impulsionou as previsões meteorológicas globais e o outro conseguiu recordes de precisão na localização de chuvas extremas com algumas horas de antecedência.
Nos dois estudos, os autores mesclaram abordagens tradicionais de computação para previsão do tempo, com métodos de inteligência artificial, que identificam padrões a partir de dados.
No primeiro caso, o sistema criou um algoritmo mais enxuto para gerar resultados de previsão meteorológica global de alta precisão para os próximos 10 dias em 30 segundos.
Além de ser bem mais rápido do que os métodos tradicionais, o avanço é importante porque a disponibilidade de supercomputadores para processar algoritmos “pesados” já limita agências de meteorologia em várias partes do mundo.
- Já, no segundo estudo, o foco foi para previsão de chuvas, apresentando resultados 70% mais precisos do que nas previsões sem o uso de AI.
Destacando o cenário de mudanças climáticas, os cientistas afirmaram que a pesquisa ganha ainda mais importância atualmente, em que eventos extremos estão ficando cada vez mais frequentes.
🇧🇷 Aqui no Brasil, as previsões realizadas com 24h de antecedência são tão confiáveis quanto do resto do mundo. Porém, as de longo prazo têm índice de acerto de 80% a partir de uma semana, reduzindo mais 3% a cada dia, até 2 semanas.
Fonte: https://thenewscc.com.br/
Para trazermos as melhores informações locais, estaduais, regionais e do mundo, precisamos do seu apoio. Chave Pix CNPJ 3653834000118 – Apoie o nosso trabalho.