Palestra de Léo Carrareto e Leandro Freitas em evento da Ases mostrou soluções de como fidelizar a clientela_
O empreendedor e futurista Léo Carraretto e Leandro Freitas, da Borracharia do Leandro, deram uma verdadeira aula sobre “Clientocentrismo” durante o 199º Café com Negócios da Associação de Empresários da Serra. Diferente, repleto de bom-humor e muita informação, o evento contou com mais de 180 participantes, entre autoridades e empresários.
O presidente da Ases, Giuliano de Castro, abriu o encontro ressaltando a relevância da associação no município. “É preciso muita persistência para fazer as coisas acontecerem. A ideia é melhorar o setor produtivo das empresas a cada dia e vamos fazer isso fortalecendo a associação com a chegada da Casa do Empresário”.
O vice-presidente da instituição, Rafael Garcia, reforçou a importância da campanha do agasalho promovida pelo Instituto IDE em parceria com a Ases e outras entidades. “A campanha se estenderá até o final do mês e agradeço a Ases por acolher este projeto. Há mais pontos de coleta e quem quiser fortalecer essa corrente do bem basta olhar no site do instituto (www.institutoide.com.br) onde fazer a doação”.
O analista do Sebrae-ES, Jarbas da Vitória Junior, explicou que o Sebrae-ES está fazendo plantão todas as sextas, das 9h às 16h, na sede da Ases, para empresas que precisam de auxílio.
Um momento de descontração com Thais Bicalho encenando ser uma cliente insatisfeita e apresentando de forma bem-humorada o tema da palestra marcou o café.
Carraretto iniciou sua fala destacando que uma das principais estratégias de vendas é colocar o cliente no centro. “E como colocar o cliente no centro das coisas? A todo o momento! Seja por telefone, quando interage, quando ouve falar. O cliente tem de estar sempre em primeiro lugar. Precisamos pensar nas dores dele a fim de resolver seus dilemas”.
Léo completou: “Precisamos tirar da cabeça a ideia de que a gente vende produtos e serviços, a gente vende performance. Então, simplifique, resolva as “dores” dos clientes perguntando o que ele quer, ofereça o produto certo, na hora certa e invista seu tempo nele”.
Leandro Freitas apresentou seu case de sucesso para inspirar os participantes dos 199º Café com Negócios. “A gente precisa colocar em prática o clientocentrismo e para isso é preciso entregar o melhor para o cliente”.
Fonte: ivy.coutinho@andreialopesconsultoria.com