Fruto de um convênio firmado, Sebrae/ES e Secult realizaram turmas durante o ano de 2022, executadas pela empresa catarinense TXM METHODS.
O Cocreation Lab, metodologia de pré-incubação de negócios, já tem os cinco primeiros lugares dos pitches realizados nas turmas de Patrimônio da Penha, Itaúnas, São Mateus e Vitória. E o melhor é que a parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) já planeja mais quatro turmas para o próximo ano.
As novas turmas serão realizadas nos municípios de Linhares, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha. E o edital de inscrição está previsto para ser lançado no início de 2023. “Que venham novos negócios inovadores para o Espírito Santo. É o que desejamos e planejamos para esse novo ano”, adianta Jéssika Tristão, analista do Sebrae/ES.
Com foco em segmentos que atuam com economia criativa, os selecionados receberão cinco meses de mentorias gratuitas, palestras, workshops, muito networking e acesso a plataforma exclusiva da TXM METHODS. Além de participarem de pitches finais para defesa e apresentação dos projetos, assim como aconteceu com os participantes das turmas de 2022.
Por sinal, esses pitches foram realizados na semana entre os dias 28 de novembro e 1° de dezembro, quando foram concluídas as atividades nos quatro primeiros territórios criativos do Cocreation Lab.
“Foram realizados 34 pitches, todos com muita entrega e dedicação dos participantes. Durante o processo de pré-incubação, eles puderam presenciar o desenvolvimento de novos modelos de negócios e a importância de validação do problema, além de ouvir retornos de potenciais clientes e conhecer muitos empreendedores de todo o estado”, explica Tristão.
As turmas do Cocreation Lab fazem parte do Programa ES+Criativo, coordenado pela Secult e com apoio do Sebrae/ES e de diversas entidades representativas do estado, tendo como objetivo realizar ações que contribuam para o desenvolvimento, fortalecimento e aumento da competitividade dos pequenos negócios que atuam em segmentos na economia criativa.
Confira logo abaixo quem ficou em primeiro lugar em cada uma das cinco primeiras turmas do Cocreation Lab.
Patrimônio da Penha: Projeto Divina Terapia, com mães empreendedoras que oferecem terapias integrativas diversas.
Vitória – turma Distrito Criativo: Projeto Bacutias, com produção e venda de cadeiras de praias artísticas, e foco na cultura capixaba e ancestral.
Itaúnas: Alternativa Ervas, que atua com diversos produtos com foco em medicina natural.
São Mateus: Estéril-UV, startup de desenvolvimento de soluções de esterilização, automação e homogeneização de grãos.
Vitória – turma Vix Criativa: Inova Contrato, negócio que desburocratiza contratos a partir de design moderno e atrativo, e linguagem mais acessível.
SEBRAE-ES