Após uma visita do secretário estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Bruno Kazuhiro, no final do ano passado a Varre-Sai, e em reunião com o prefeito Silvestre José Gorini, discutiram o impasse das casas populares de Santa Rita do Prata e o mesmo se colocou à disposição para ajudar a solucionar o problema. Em continuidade às conversas iniciadas, esteve no município nessa quarta-feira (10/02), uma Comissão da Seinfra, composta por engenheiros para vistoriar as casas.
A vistoria foi acompanhada pelo secretário municipal de Obras de Varre-Sai, José Maria Pelegrini (Liti), os engenheiros da Prefeitura Felipe Rodolphi e Luana Martins, pelo vereador Fabrício Pimentel, o advogado da Prefeitura, Ziraldo Tatagiba Rodrigues e a chefe de gabinete, Bárbara Moraes.
Na ocasião, a Comissão da Seinfra realizou uma vistoria técnica para estudo de viabilidade do aproveitamento da infraestrutura das casas existentes para definir quais poderão ser aproveitadas e se haverá necessidade de demolir alguma.
“No âmbito global, nem todas as casas estão condenadas, mas é necessária uma reforma geral em função da falta de cobertura nas casas, pois com o passar do tempo, a chuva deteriorou elementos estruturais. E ainda a infraestrutura do loteamento se faz necessária para prosseguimento da obra e foram identificadas infiltrações no solo que necessitam correções”, afirmou o engenheiro da Seinfra, Antônio Vicente de Almeida Mello.
Já está sendo analisado pelo jurídico da Secretaria de Obras e jurídico da Prefeitura, o termo de convênio para a retomada das obras das casas populares de Santa Rita do Prata.
Após a assinatura do termo de convênio, a Prefeitura irá encaminhar à Câmara dos Vereadores para conhecimento e referendo. Em seguida, o município retoma os procedimentos para revalidar as autorizações ambientais para liberação do início das obras.
“É um projeto antigo que está sendo retomado, graças ao intermédio do prefeito Silvestre Gorini junto às autoridades do Governo do Estado que viram a necessidade de dar prosseguimento às obras. Agradeço ao secretário estadual da Seinfra, Bruno Kazuhiro, pelo interesse e disposição em resolver a questão”, afirmou o secretário municipal de Obras, José Maria Pelegrini (Liti).
A equipe, acompanhada do prefeito Silvestre Gorini, esteve vistoriando também terrenos no perímetro urbano que serão contemplados com novas unidades habitacionais.
“É a realização de um pleito que vem se arrastando por várias administrações e que apesar do esforço dos prefeitos, na época não pode ser feito. Esperamos que agora, após o Ministério Público ter conseguido uma medida favorável junto ao Tribunal de Justiça, e a boa vontade do atual secretário estadual de Infraestrutura, o assunto seja resolvido”, lembrou o prefeito.
Silaine Terra
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Varre-Sai